Sobre nós

Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.

Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.

Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.

A Marionet é financiada anualmente, desde a sua fundação em 2000, pelo Município de Coimbra, e vem estabelecendo colaborações com diversas entidades das artes e ciências. É actualmente também financiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado à actividade artística profissional.

 

Os outros sobre nós

-> A Escola da Noite sobre nós, a propósito da nossa estreia de EGO | 17/04/2015

-> Reportagem da ESEC TV sobre “Uma Noite de Emoções” | 30/10/2014

-> Artigo de Manuel Portela sobre o trabalho artístico da marionet em “MIM” e “NanoT” | 11/2012

-> Sobre artigo de Mário Montenegro, director artístico da companhia, na revista Sinais de Cena | 02/2012

-> As escolhas de Carlos Fiolhais – recensão a Cálculo | 01/2012

-> As escolhas de Carlos Fiolhais – recensão a Sr. de Chimpanzé | 03/2011

-> Artigo de Manuel Portela em que analisa a nossa peça “As Portas da Percepção” | Revista Rua Larga nº19

-> Artigo de Carlos Fiolhais sobre ‘Ciência em Palco’, onde refere o trabalho da marionet neste campo | 03/2007

-> Artigo de Carlota Simões sobre Teatro e Ciência, onde escreve sobre as nossas peças Revolução dos Corpos Celestes e O Nariz | Gazeta de Matemática, Jul.2003

fundo