©Francisca Moreira

O projecto Ler Teatro com Ciência pretende dar a conhecer dramaturgias com conteúdos relacionados com Ciência, sob a forma de sessões públicas de leitura de peças contemporâneas.  As leituras decorrerão ou no espaço da sede da Marionet ou noutros espaços a anunciar, e serão abertas a todos os interessados. O seu início estava previsto para 2020, mas as limitações trazidas pela pandemia impossibilitaram o seu arranque, que aconteceu finalmente a 26 de Maio de 2021.

Uma dificuldade que precisava de solução era a inexistência de traduções em português das obras dramáticas mais recentes que abordam questões científicas. Nomeadamente as que já estão no CDAPC. Nesse sentido, desde Junho de 2020 que está em curso o Projecto de Tradução Colaborativa (PTC), com o objectivo de fazer em tempo útil a tradução dessas peças para português.

Durante o ano de 2020 foi possível dar início à tradução da primeira dessas obras, “Constellations”, de Nick Payne, texto também escolhido para a primeira sessão do Ler Teatro com Ciência, no dia 26 de Maio, já de 2021, no Parque Verde do Mondego, em Coimbra. A segunda sessão foi realizada no dia 21 de Julho, no Jardim da Sereia. O texto escolhido foi desta vez “Love and Information”, da dramaturga britânica Caryl Churchill.

As próximas obras a traduzir no PTC para futuras sessões do Ler Teatro com Ciência serão anunciadas atempadamente aqui no site e nas nossas redes sociais.

fundo