O Laboratório do Desconhecimento é uma iniciativa de pesquisa e criação com a finalidade de abordar desafios científicos com uma equipa interdisciplinar de cientistas e artistas. A premissa base é enfrentar questões científicas não resolvidas usando ferramentas, técnicas e perspectivas artísticas, tentando alcançar, eventualmente, algum progresso ou iluminação no tocante a essas questões, e avaliar o processo e possíveis vantagens dessa abordagem interdisciplinar.

O Laboratório do Desconhecimento/Unkownness Lab é uma iniciativa da Marionet em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular na Universidade de Coimbra (CNC), com a colaboração do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA) e do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), e tem o apoio da Direcção-Geral das Artes (DGArtes).

O primeiro tópico a ser trabalhado neste contexto foi a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Um grupo de artistas da Marionet e cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC tem reunido regularmente e discutido o tema, e alguns resultados dessas reflexões têm sido apresentados publicamente, sendo de destacar os espetáculos A Máquina dos Sonhos, de 2020, A Máquina dos Sonhos, numa versão anterior apresentada em 2019, e o Evento do Desconhecido ainda de 2018.

 

fundo