Timberlake Wertenbaker

2022

Entre as peças de Timberlake Wertenbaker contam-se New Anatomies (ICA, Londres, 1982), Abel’s Sister (Royal Court Theatre Upstairs, 1984), The Grace of Mary Traverse (Royal Court), que recebeu o prémio de Dramaturgo Mais Promissor da Plays and Players em 1985, Our Country’s Good (Royal Court e Broadway), vencedora do Prémio Laurence Olivier para Peça do Ano em 1988 e o prémio para Melhor Peça Estrangira do New York Drama Critics’ Circle em 1991, The Love of the Nightingale (Other Place da RSC), que recebeu em 1989 o prémio Eileen Anderson Central TV Drama, Three Birds Alighting on a Field (Royal Court), que recebeu o prémio Susan Smith Blackburn e os prémios da Writers’ Guild e do London Critics’ Circle em 1992, The Break of Day (produção Out of Joint, Royal Court e tour, 1995), After Darwin (Hampstead Theatre, 1998), The Ash Girl (Birmingham Rep, 2000), Credible Witness (Royal Court, 2001), Galileo’s Daughter (Theatre Royal, Bath, 2004), Arden City (NT Connections, 2008) e The Line (Arcola Theatre, 2009). Escreveu o argumento para The Children, baseado no romance de Edith Wharton, e um filme para a BBC2 entitulado Do Not Disturb. Traduções e adaptações incluem La Dispute de Marivaux, Leocadia de Jean Anouilh, Pelleas and Melisande de Maurice Maeterlinck para a BBC Radio, Mephisto de Ariane Mnouchkine, adaptado para a RSC em 1986, O Ciclo Tebano de Sófocles (RSC, 1991), Hecuba (ACT, San Francisco, 1995; BBC Radio 3, 2001) e Hippolytus (Riverside Studios, 2009) de Eurípides, Filumena de Eduardo de Filippo(Peter Hall Company no Piccadilly Theatre, 1998), Come tu mi vuoi de Pirandello, Jenufa de Gabriela Preissova(Arcola Theatre, 2008) e Brittanicus de Racine(Wilton’s Music Hall, 2011).

Mais informação: en.wikipedia.org, www.imdb.com, www.dramaonlinelibrary.com, theagency.co.uk, www.bl.uk, rsliterature.org, literature.britishcouncil.orgwww.theguardian.com

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