Tigri e Teoremi – Scrivere teatro e scienza, Maria Rosa Menzio
2022
Título: Tigri e Teoremi – Scrivere teatro e scienza
Autor: Maria Rosa Menzio
Língua: Italiano
Tipologia: Estudo
Ano: 2007
Editora: Springer-Verlag Italia
ISBN: 978-88-470-0641-6
Sinopse: Da ciência segundo Popper e Toulmin ao teatro segundo Morteo e Brecht. Um percurso através de duas disciplinas a partir de um enlaçamento original entre os dois campos: a emoção que se experimenta num espetáculo teatral pode ser equiparada ao prazer que se procura num teorema demonstrado de forma impecável.
Com este livro procura-se ensinar a escrever “Teatro e Ciência” e o segredo dessa escrita assenta em duas diretrizes que funcionam tanto na Ciência como no Teatro: “perfeição” e “simplicidade”.
Seja quem faz, seja quem assiste a um espetáculo teatral está perante um belo fingimento, mas sabe perfeitamente que se trata de fingimento, de onde que não é engano, mas verdade. De forma diversa pensa-se ser a Ciência detentora de certezas absolutas. Mas se não queremos apenas a verdade, mas uma verdade que seja bela e interessante, então importa descobrir na ciência uma poesia infinita.
O “Dialogo sui Massimi Sistemi” de Galileu, “Galois” de Viganò, “Dimonstrazioni e confutazioni” de Lakatos, “I Fisici” de Durrenmatt entre muitos outros. Estes são algumas das “insólitas” experiências teatrais que aqui são analisadas. Tenta-se exprimir em palavras as ideias e emoções que fizeram a história das descobertas científicas. O estudo deste tema tem sido marcado por uma profunda aridez, ao passo que, atravessando-o a partir do instrumento teatral, se procura mostrar-lhe o encanto.