The Physicists, Friedrich Dürrenmatt

2022

 

 

Título: The Physicists

Autor: Friedrich Dürrenmatt

Língua: Inglês

Tipologia: Peça de Teatro

Ano: 1962

Editora: Samuel French

ISBN: 978-0-573-01340-3

Sinopse: The Physicists, comédia em dois atos do escritor suíço Friedrich Dürrenmatt, apresentada e publicada em alemão como Die Physiker em 1962. A peça, muitas vezes considerada a melhor de Dürrenmatt, aborda o dilema ético que surge quando políticos inescrupulosos obtêm acesso a conhecimento científico que tem o potencial para destruir o mundo.

Três físicos, fingindo ser loucos, internam-se voluntariamente num asilo administrado por uma psiquiatra megalomaníaca, Dra. Mathilde von Zahnd. O físico ético Möbius (conhecido como Rei Salomão) encarcera-se para impedir que o mundo obtenha e use indevidamente a sua invenção. Os outros dois físicos (conhecidos no sanatório como Newton e Einstein) são realmente espiões rivais, um representando o Oriente e o outro o Ocidente, à espera de conseguir o segredo de Möbius.

Möbius convence os espiões de que a salvação da humanidade depende de os três permanecerem isolados juntos. Eles descobrem que a Dra. von Zahnd roubou os segredos de Möbius e agora é capaz de controlar o mundo. Resignados, os três assumem seus papéis de loucos.

fundo