Stephen Wilson

2022

Stephen Wilson é autor, artista e professor de São Francisco que explora as implicações culturais das novas tecnologias. As suas instalações interactivas e performances têm sido apresentadas internacionalmente em galerias e na  SIGGRAPH, CHI, NCGA, Ars Electronica, e V2.
As suas obras de arte mediadas por computador exploram questões como a World Wide Web e as telecomunicações; inteligência artificial e robótica; hypermedia e a estrutura da informação; GPS e a sensação de lugar; voz sintética; e percepção biológica e ambiental.
Recebeu o Prémio de Distinção nas competições internacionais da Ars Electronica para arte interactiva e várias menções honrosas.
Está à frente do programa de Arte Conceptual e da Informação na Universidade Estadual de São Francisco.

Foi artista em residência na Xerox PARC e nos NTT Research labs, developer para a Apple, Articulate Systems e outras companhias e investigador principal em projectos de investigação da National Science Foundation que investigam a relação das novas tecnologias com a educação.

A sua publicação mais recente é Art + Science Now (2010), publicada pela Thames and Hudson.

Outras publicações incluem: Information Arts:Intersections of Art, Science, and Technology (MIT Press, 2002), World Wide Web Design Guide (Hayden, 1995), Multimedia Design with HyperCard (Prentice Hall, 1991), Using Computers to Create Art (Prentice Hall, 1986), além de inúmeros artigos que exploram esta intersecção artística.

Mais informação: dada.compart-bremen.de e we-make-money-not-art.com

fundo