Stephen Poliakoff

2022

Segundo o próprio site (www.stephenpoliakoff.com) :”Stephen Poliakoff nasceu em Londres e estudou na Westminster School e no King’s College, em Cambridge.

Começou a sua carreira no teatro, ao tornar-se dramaturgo residente no National Theatre em Londres aos 22 anos. Venceu o prémio de Dramaturgo Mais Promissor do Evening Standard pelas suas peças Hitting Town e City Sugar, e desde então escreveu mas de 20 peças, tendo todas elas tido estreia em importantes teatros britânicos incluindo quatro no Royal National Theatre, quatro na The Royal Shakespeare Company e três no West End. Entre as suas peças contam-se Clever Soldiers, Strawberry Fields, Shout Across The River, American Days, Breaking The Silence, Playing With Trains, Sweet Panic, Talk Of The City, Blinded By The Sun que venceu o prémio de Melhor Peça do Critics’ Circle e My City.

Paralelamente à sua carreira no teatro, Stephen começou também uma carreira de enorme sucesso a escrever para a televisão britânica, trabalhando com realizadores tão importantes como Michael Apted, Stephen Frears e Peter Hall. Stephen passou mais tarde ao cinema e escreveu e dirigiu o seu primeiro filme, Hidden City que o levou a dirigir quase todo o seu trabalho subsequente.

Pelo se trabalho na televisão e pelos seus filmes, Stephen recebeu já uma longa lista de prémios internacionais. Os seus créditos mais importantes em teatro e cinema incluem Caught On A Train (1980) vencedor de dois BAFTAs, Bloody Kids (1980), She’s Been Away (1989) que recebeu cinco prémios no Festival de Veneza, Close My Eyes (1991) vencedor do prémio para Melhor Filme Britânico do Ano do Evening Standard, Century (1994), Shooting The Past (1999) vencedor do Prix Italia, Perfect Strangers (2001) vencedor de dois BAFTAs e de um Peabody, The Lost Prince (2003) vencedor de três Emmys, Friends And Crocodiles (2006) e Gideon’s Daughter (2006) vencedor de dois Globos de Ouro e de um Peabody, Joe’s Palace (2007) e Capturing Mary (2007) nomeado para os Emmys e vencedor de um BAFTA.

Mais recentemente, Stephen lançou o filme, Glorious ’39 (2010) com a BBC Films. A série de televisão de Stephen’s para a BBC Dancing On The Edge (2013) recebeu aclamação internacional, tendo vencido um Globo de Ouro. A série de televisão Close To The Enemy foi transmitida com grande sucesso na BBC Two em Novembro/Dezembro de 2016. O seu mais recente Summer of Rockets estreou na BBC Two em Maio de 2019, com aclamação do público e crítica.

Stephen recebeu um CBE pelo seu contributo para as artes em 2007.

Stephen é também embaixador para a organização ambiental e de conservação WWF-UK para que criou duas curtas-metragens Astonish Me (2011) e Virunga (2013).

Mais informação: en.wikipedia.org, literature.britishcouncil.org, www.bbc.co.uk, www.wwf.org.uk e www.stephenpoliakoff.com

fundo