Snoo Wilson

2022

Snoo Wilson (1948-2013) nasceu em Reading, estudou na Universidade de East Anglia e foi director-fundador do Portable Theatre, em Brighton e em Londres. Wilson editor do guião para a série Play for Today, da BBC TV, dramaturgo para a RSC, director do Scarab Theatre ensinou escrita de argumento na National Film School.
Em 1980 recebeu uma bolsa US/UK Bicentennial e trabalhou na Universidade de Santa Cruz e com o New York Theatre Studio em Nova Iorque. Em 1989 Wilson era Professor Associado, a leccionar escrita teatral no University College de San Diego.

Com uma carreira na escrita desde os 1960s, o lugar de Wilson enquanto dramaturgo importante e distinto foi confirmado pelas suas muitas peças vencedoras de prémios quer na Grã-Bretanha quer na América. Recebeu o prémio John Whiting em 1978 por The Glad Hand, o prémio do San Diego Theater Circle em 1988 por 80 Days e mais recentemente o prémio Eileen Anderson/Central Broadcasting Premiere para Melhor Saída para a HRH.

Wilson esreveu filmes, libretti, peças para rádio e dois romances. Os seus libretti incluem uma aclamada adaptação de Orpheus in the Underworld  de Offenbach para a English National Opera e o livro para 80 Days na La Jolla Playhouse na Califórnia.

Na sequência da sua súbita morte em 2013, os muitos obituários que honraram o homem e o dramaturgo confirmaram que, no seu mais exuberante, inventivo e absolutamente original, as peças de Snoo merecem o seu lugar na história da dramaturgia do pós-guerra.

Mais informação: en.wikipedia.org, www.snoowilson.co.uk, www.dramaonlinelibrary.com, www.bloomsbury.com, www.oxfordreference.com, www.nytimes.com e www.theguardian.com

fundo