Roald Hoffmann

2022

Segundo o próprio site (www.roaldhoffmann.com) Roald Hoffmann nasceu em 1937 em Złoczów, na Polónia. Tendo sobrevivido à Segunda Guerra Mundial, vai para os Estados Unidos em 1949, onde estuda química nas Universidades de Columbia e Harvard (Ph.D. em 1962).  Desde 1965 que está na Universidade de Cornell, agora enquanto Professor Emérito de Letras Humanas Frank H. T. Rhodes. Recebeu muitas das honras da sua profissão incluindo o Prémio Nobel da Química em 1981 (partilhado com Kenichi Fukui).
Em Cornell, Hoffmann ensinou química introdutória metade do seu tempo. Também notável é o seu estender de mão ao público em geral; foi apresentador, por exemplo, de um programa de televisão chamado The World of Chemistry, amplamente difundido desde 1990.
Enquanto escritor, Hoffmann abriu terreno por entre ciência, poesia e filosofia, através de muitos ensaios, cinco livros não-ficcionais, três peças de teatro e sete colecções de poesia publicadas, incluindo edições bilíngues Espanhol-Inglês e Russo-Inglês publicadas em Madrid e Moscovo.

Mais informação: www.roaldhoffmann.com, en.wikipedia.org, www.nobelprize.org, hoffmann.chem.cornell.edu, www.up.pt e www.britannica.com

fundo