Rinne Groff

2022

Rinne Groff é dramaturga e performer.  As suas peças e musicais, incluindo Fire in Dreamland, 77%, Comfort Inn, Compulsion, The Ruby Sunrise (com nomeações para os prémios Lucille Lortel e do Outer Critics Circle), Saved (nomeação Lucille Lortel e prémiu do público da Broadway.com), Jimmy Carter was a Democrat, Molière Impromptu, Orange Lemon Egg Canary, What Then, Inky, Seven Supermans, e The Five Hysterical Girls Theorem, têm sido produzidas pelo Public Theater, Playwrights Horizons, Yale Rep, Berkeley Rep, Kansas City Rep, Trinity Rep, Actors Theatre de Louisville, the Women’s Project, PS122, Clubbed Thumb, Target Margin, e pela Andy’s Summer Playhouse, entre outras nos Estados Unidos e internacionalmente.

Foi membro fundador da companhia de teatro de devising Elevator Repair Service e escreveu para a Segunda Temporada de Weeds da Showtime. Rinne é recipiente de um prémio de escrita Whiting, uma bolsa da Guggenheim, uma bolsa do prémio Obie, um prémio de Dramaturgia Rita e Burton Goldberg, e duas bolsas do NYSCA para Artista Individual. Tem colaborado com a MacDowell Colony, o Cape Cod Theater Project, o Orchard Project, o Sundance Theatre Lab, a Australian National Playwrights Conference, o Perry Mansfield New Noises Festival, e a Chautauqua Theater Company.  Recebeu um B.A. do Yale College e um M.F.A do Departamento de Escrita Dramática da Tisch School of the Arts da Universidade de Nova Iorque.

Mais informação: tisch.nyu.edu, www.whiting.org, www.playscripts.com, www.concordtheatricals.com, www.dramaonlinelibrary.com, en.wikipedia.org e www.nytimes.com

fundo