Peter Parnell

2022

Peter Parnell, nascido em 1953, é um dramaturgo americano que escreve para a Broadway, para a televisão, e é autor de livros para a infância.  Parnell também é Vice-Presidente da Dramatists Guild of America, a associação profissional de dramaturgos, compositores, letristas e libretistas.

A sua peça mais recente, Dada Woof Papa Hot, foi-lhe comissionada e estreou pela Lincoln Center Theater Company. A peça Trumpery (disponível no CDAPC) estreou na Atlantic Theater Company. QED (também disponível no CDAPC), com a interpretação de Alan Alda no papel do físico Richard Feynman, estreou no Mark Taper Forum em Los Angeles, e foi apresentado na Broadway no Vivian Beaumont Theatre (pela Lincoln Center Theater Company). A sua adaptação em duas partes de The Cider House Rules de John Irving foi produzida pela Seattle Rep, o Mark Taper Forum, e a Atlantic Theater Company, e recebeu o prémio da American Theatre Critics Association. Parnell escreveu o novo livro para a reposição de On A Clear Day You Can See Forever de Lerner and Lane na Broadway, com Harry Connick Jr. e Jessie Mueller no elenco. As suas outras peças foram inicialmente produzidas pelo Public Theater e na Playwrights Horizons em Nova Iorque. Para a televisão, Parnell foi co-produtor para The West Wing (duas citações para prémios Emmy), e produtor ou supervisor de produção para várias outras séries, mais recentemente The Last Tycoon para a Amazon. Parnell é co-autor, com Justin Richardson, do premiado And Tango Makes Three, que foi um Livro Notável da American Library Association, vencedor de um prémio Henry Bergh, e esteve na Lista dos Dez Livros Mais Banidos (Contestados) da ALA durante muitos anos desde a sua publicação original em 2005. Parnell é membro da Dramatists Guild, e um seu anterior Vice-Presidente.

Mais informação: en.wikipedia.org, www.simonandschuster.com, www.imdb.com, www.theatreanddance.txstate.edu e www.broadwayplaypub.com

fundo