Morfeu e Apneia

2022


Morfeu e Apneia

Grande Auditório do Convento São Francisco

18 de Março de 2022 | 21h30

Em Morfeu e Apneia observamos fragmentos da vida de um pequeno núcleo familiar que enfrenta momentos de forte adversidade. A mãe, vítima da doença de Alzheimer, faleceu recentemente, e o pai resiste ao diagnóstico de apneia obstrutiva do sono e ao respectivo tratamento.

A filha, receosa de ficar também sem o pai, luta para o convencer a reconhecer e enfrentar a doença enquanto tenta lidar, ela própria, com os seus problemas.
A peça reflecte sobre o que está ao nosso alcance mudar com as nossas decisões e aquilo que não controlamos e que parece dever-se a forças superiores.
Morfeu e Apneia é um espectáculo inspirado no tema da síndrome da apneia obstrutiva do sono, resulta da sinergia entre a companhia de teatro Marionet e o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), e teve a sua génese no âmbito do Laboratório do Desconhecimento, uma iniciativa de pesquisa e criação da Marionet em parceria com o CNC, que tem por propósito abordar desafios científicos a partir de uma visão interdisciplinar.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Discussão e ideias Mário Montenegro, Vicente Paredes, Nuno Geraldo, Carolina Andrade, Filipe Eusébio, Laetitia Morais, Pedro Andrade, Francisca Moreira, Vera Silva

Dramaturgia e encenação Mário Montenegro

Intérpretes Carolina Andrade, Filipe Eusébio, Nuno Geraldo e participação especial de Carolina Montenegro (vídeo)

Direcção técnica e iluminação Vera Silva

Vídeo Laetitia Morais

Banda sonora original e sonoplastia Marcelo dos Reis

Cenografia, figurinos e imagem Pedro Andrade

Direção de produção e comunicação Francisca Moreira

Assistência de produção Vicente Paredes

Penteados Carlos Gago – Ilídio Design

Vídeo promocional Tiago Cerveira

Registo vídeo João Cunha – Studio

Parceria CNC-UC

Apoios | Centro de Medicina do Sono, Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Coimbra, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, Ilídio Design Cabeleireiros, Rádio Universidade de Coimbra, CEIS20, Gasoxmed

fundo