Michael Hollinger

2022

Michael Hollinger, nascido a 13 de Janeiro de 1962 em Lancaster na Pennsylvania, é um dramaturgo americano, actual professor associado de teatro na Universidade de Villanova e antigo aluno da New Dramatists. Recebeu o Bacharelato em Musica em viola do Oberlin Conservatory em 1984 e o Mestrado em Artes em Villanova em 1989. É casado com Megan Bellwoar desde 1990.
Dado a sua formação em música, Hollinger vê as suas peças como composições. Nas suas palavras “As peças, para mim, são música; as personagens são instrumentos, as cenas são movimentos; tempo, ritmo e dinâmicas são cruciais; e melodia e contraponto são sempre postas em relevo por descansos – tempos, pausas, os espaços intermédios.”
Hollinger escreveu três curtas-metragens para a PBS e foi co-autor da longa metragem Philadelphia Diary. Recebeu, entre outros, o prémio Roger L. Stevens do Fund for New American Plays, três prémios Barrymore para Nova Peça de Excelência, um prémio do Los Angeles Drama Critics Circle, o prémio F. Otto Haas para Artista Emergente de Teatro, um prémio Mid-Atlantic Emmy, uma comissão do The Ensemble Studio Theatre/Alfred P. Sloan Foundation Science and Technology Project, e bolsas da Independence Foundation, da Mid-Atlantic Arts Foundation, e do Pennsylvania Council on the Arts.
Mais informação: en.wikipedia.org, michaelhollinger.com e www.dramaonlinelibrary.com

fundo