The Tragedy of Edward Teller, István Hargittai

2021

Título: The Tragedy of Edward Teller

Autor: István Hargittai

Língua: Inglês

Tipologia: Peça de Teatro

Ano: 2005

Editora: Hungarian Academy of Sciences

ISBN: 963-508-484-6

Sinopse:O impulso principal desta peça é que Edward Teller tentou salvar o mundo e é bem possível que o tenha salvo. Ele convenceu os Estados Unidos a construir a bomba de hidrogénio para servir como dissuasor contra a bomba de hidrogénio dos Sovietes. No processo, contudo, ele é visto como um vendedor de guerras mais do que um salvador por partes do público e pela maioria dos seus pares científicos.

Teller ter ou não salvo o mundo não pode ser decidido por métodos científicos. Contudo, a Terceira Guerra Mundial não eclodiu e a Guerra Fria foi ganha pelo mundo livre. Prova teria sido se ele tivesse falhado em convencer os Estados Unidos a avançar com a bomba de hidrogénio, e a União Soviética – enquanto única possuidora de armas termonucleares – tivesse ganho domínio do mundo. Há assim uma ambiguidade e Teller morreu sabendo que podia ter salvo o mundo, mas poucas outras pessoas haveria que lhe dessem crédito por tal empreendimento.

Construir um dissuasor e forçar os Sovietes a entrar numa corrida às armas que eles não tinham como pagar pode ser o verdadeiro legado de Teller. Contudo, ele tem sido acusado de ser impelido por um anti-comunismo obsessivo, de ter destruído o popular Robert Oppenheimer, de ter procurado poder ao invés de uma carreira científica para a qual estava eminentemente qualificado, e de ao virtualmente forçar os Estados Unidos a criar o SDI (Strategic Defense Initiative) quase os ter levado à falência.

fundo