Performance and Evolution in the Age of Darwin – Out of the Natural Order, Jane R. Goodall

2021

Título: Performance and Evolution in the Age of Darwin – Out of the Natural Order

Autor: Jane R. Goodall

Língua: Inglês

Tipologia: Estudo

Ano: 2002

Editora: Routledge

ISBN: 978-0-415-24378-5

Sinopse:“Performance and Evolution in the Age of Darwin” revela as formas como os grandes temas da evolução foram utilizados pelas artes performativas durante a vida adulta de Darwin e na geração que sucedeu a sua morte.

O período de 1830 a 1900 foi o período formativo para as ideias evolucionistas. Enquanto cientistas e teóricos investigavam as leis e ordem naturais, o “show business” estava mais preocupado com o que estava fora da ordem natural. Elos perdidos e retrocessos, taxonomias aberrantes e raças exóticas eram as matérias predilectas do crescente movimento do teatro de variedades. Focando-se nas formas de teatro popular em Londres, Nova Iorque e Paris, Jane Goodall mostra como estes foram entre-tecidos com o debate que se desenvolvia em torno da evolução humana.

Com este livro, Goodall contribui com um novo e importante ângulo para os debates em torno da história da evolução. E revela como, longe de provocar o choque cultural generalizado, a teoria Darwinista fez uso de temas de longa data da performance popular e foi a origem de diversas, e por vezes hilariantes, explorações.

fundo