O Design Inteligente da Jenny Chow no Coliseu do Porto

2021

© Tiago Albuquerque

A Marionet foi convidada pelo FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica para apresentar o seu espectáculo O Design Inteligente da Jenny Chow no Coliseu do Porto, n’ O Meu Primeiro FITEI.

O Design Inteligente da Jenny Chow, do premiado dramaturgo e argumentista norte americano Rolin Jones, foi apresentado pela primeira vez em Portugal em Dezembro de 2019 pela Marionet, no Convento São Francisco. O espectáculo conta a história de uma jovem de 22 anos, que sofre de agorafobia e passa o tempo no quarto a construir um humanóide à sua imagem. Os únicos contactos sociais que mantém são com a sua disfuncional família adoptiva, o rapaz que entrega pizzas e, via internet, três indivíduos a quem recorre para a concretização do seu grande objectivo: construir uma rapariga que a substitua numa viagem pelo mundo ao encontro do seu passado e da mãe biológica que nunca conheceu.

Entre outros temas, esta peça apresenta-nos uma realidade em que a distância emocional entre pessoas é mais facilmente ultrapassada usando a tecnologia do que através da interacção humana. Um assunto cada vez mais premente nas sociedades contemporâneas.

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, primeiro festival de teatro em Portugal, nasceu no Porto em 1978 com a ambição de promover o teatro e as artes performativas e fomentar a criação artística. Participam no festival companhias/artistas nacionais e internacionais, com obras artísticas de referência, clássicas e contemporâneas, bem como projectos de carácter experimental e transdisciplinar, com novas linguagens artísticas no âmbito das artes performativas. O Meu Primeiro FITEI, que tem este ano a sua segunda edição, é pensado para um público mais jovem e é marcado pelo regresso às salas de teatro sem restrições de lotação.

O Meu Primeiro FITEI decorre na cidade do Porto, de 29 de Outubro a 2 de Novembro.

 

fundo