Marionet x 20 — O futuro é daqui para a frente

2021


Teatro Académico de Gil Vicente

12 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2021*

NOVAS DATAS

19 de Abril a 14 de Maio

Uma das personagens da nossa peça LED, estreada originalmente em 2006 e que revisitámos este ano como um dos eventos a comemorar os nossos 20 anos de actividade, pergunta: “Onde estamos tão rápido?”

Esta questão reflecte o nosso sentimento ao montar esta exposição, o da passagem veloz do tempo. Costuma dizer-se que não damos por ele passar quando nos estamos a divertir. Deve ter sido o que aconteceu aqui.

A Marionet fez 20 anos no dia 23 de Outubro de 2020. Nem nos nossos sonhos mais selvagens pensámos, alguma vez, apagar as velas desta efeméride. Foi um percurso construído peça a peça, em que o caminho foi surgindo passo a passo, à medida que pousávamos o pé.

A selecção de imagens e objectos desta exposição procura abarcar estes vinte anos de actividade e criar um panorama do que fizemos neste período. Dificilmente o conseguirá, ficando-se por um pontilhado de memórias que quem observa pode ir ligando para criar uma imagem maior, com mais ou menos definição consoante a maior ou menor a proximidade tida à nossa actividade.

A materialidade da exposição é sustentada pelo trabalho de dois elementos fundamentais da companhia: as fotografias da Francisca Moreira e os cartazes e objectos do Pedro Andrade.

A Francisca vem fotografando os nossos espectáculos desde 2003 e construindo deste modo, com um olhar humano sempre atento ao pormenor e à inter-relação dos elementos em palco, a imagem e a memória da companhia.

O Pedro, que também recria a Marionet desde 2003, sendo o responsável habitual pela imagem, cenografia e figurinos, mantém uma ligação extraordinariamente próxima e lúcida com a contemporaneidade, que transpõe sempre para cena, e que por isso se encontra reflectida nas imagens aqui expostas.

Num segundo nível de atenção, que se soma ao das opções éticas e estéticas destes artistas, ganha-se consciência do trabalho colectivo e multi-artístico que é a actividade teatral. As imagens revelam o contributo de muitos profissionais que trabalharam connosco ao longo da nossa existência, especialistas de várias artes, que com o seu trabalho nos construíram, a todos, em conjunto, e a quem estamos profundamente agradecidos.

Um agradecimento especial, na circunstância presente, merece o TAGV, a nossa casa de espectáculos em Coimbra, parceiro de co-produção do nosso primeiro espectáculo em 2001, com quem já produzimos vários outros espectáculos e onde já apresentámos ainda outros mais. Sempre foi política louvável deste teatro o apoio à criação local, e isso merece ser destacado. A comprová-lo mais uma vez esta generosa associação à comemoração desta efeméride. Estamos agradecidos a toda a equipa, passada e presente.

Ainda de referir, foi a elaboração de uma Visita Virtual à exposição, no momento em que esta foi encerrada, por forma a acessibilizar e perpetuar este marco na história da Companhia.

E agora… o futuro é daqui para a frente.

*A exposição foi suspensa devido ao confinamento decretado pelo Governo de Portugal a 15 de Janeiro de 2021.

fundo