Ler Teatro com Ciência | Leitura de “Constelações” de Nick Payne

2021

©Pedro Andrade

O projecto Ler Teatro com Ciência, que tinha início programado para 2020, pretende dar a conhecer dramaturgias com conteúdos relacionados com Ciência, sob a forma de sessões públicas de leitura partilhada de peças contemporâneas. Depois de ter visto o seu arranque impossibilitado pelas limitações trazidas pela pandemia, a Marionet tem finalmente o enorme gosto de anunciar a primeira sessão da iniciativa Ler Teatro com Ciência.

Uma dificuldade que precisava de solução era a inexistência de traduções em português das obras dramáticas mais recentes que abordam questões científicas. Nomeadamente as que já estão no Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência (CDAPC). Nesse sentido, e aproveitando a interrupção forçada da iniciativa Ler Teatro com Ciência, deu-se início ainda em Junho de 2020 ao Projecto de Tradução Colaborativa (PTC), com o objectivo de fazer em tempo útil a tradução dessas peças para português. Começou-se nessa altura o trabalho sobre a primeira dessas obras – “Constelações”, de Nick Payne – traduzida de modo colaborativo por um conjunto de voluntários e revista por nós especificamente para esta primeira leitura informal.

A primeira sessão do Ler Teatro com Ciência terá então lugar no Parque Verde do Mondego (junto ao primeiro cubo depois da ponte pedonal Pedro e Inês), em Coimbra, no dia 26 de Maio, com início às 18h (caso as condições atmosféricas não permitam a leitura ao ar livre, ela será realizada no espaço Marionet, na Rua Carlos Seixas, nº277).

Por uma questão de organização, agradecemos que se inscrevam antecipadamente (através do email marionet@marioneteatro.com), mas o evento é aberto, e a participação como leitor/a não é obrigatória, mas recomenda-se vivamente.

Podem trazer manta, almofada ou cadeira. E tragam máscara.

fundo