Clube de Leitura Teatral | Luz de Perdição

2021

© Cláudia Morais | TAGV

Clube de Leitura Teatral

Teatro Académico de Gil Vicente

12 de Janeiro de 2021 | 18h30

Maria da Luz, conceituada investigadora científica na área da visão humana está, num toque irónico do destino, a perder gradualmente a visão. A peça apresenta as suas tentativas de lidar com o problema, mostra uma emocionante relação amorosa e uma vingativa traição científica, e esboça um retrato de ferocidade num laboratório científico, habitat de investigadores mergulhados em exigentes e competitivos percursos profissionais. Tudo isto num mundo controlado pela sombra misteriosa de uma personagem com o nome de Dr. Light.

A Marionet foi responsável, entre 2009 e 2015, por coordenar a criação colaborativa com investigadores de seis peças teatrais criadas e apresentadas no contexto da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. “Luz de Perdição” é uma dessas peças, e foi escrita por um conjunto de investigadores e profissionais de diferentes áreas científicas em resposta ao desafio colocado pela NEI de 2015, ano em que se comemorou o Ano Internacional da Luz, de criação de uma peça sobre este tema. A peça aborda diferentes questões específicas relacionadas com o contexto da investigação científica, como organização e poder hierárquicos, prioridade científica, financiamento da ciência, para além das mais universais e incontornáveis relações humanas.

Mário Montenegro foi convidado para dirigir esta sessão do Clube de Leitura Teatral, uma iniciativa que junta o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite e acontece mensalmente, com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objectivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

fundo