Capture The Sun – The science of things that aren’t so, George D. Morgan

2021

Título: Capture The Sun – The science of things that aren’t so

Autor: George D. Morgan

Língua: Inglês

Tipologia: Peça de Teatro

Ano: 2019 (edição de autor, impressa a 12/12/19)

Editora: Edição de Autor

ISBN:978-1503-280007

Sinopse: Em 1988 um trabalhador do Departamento de Energia dos Estados Unidos recebeu um pedido de financiamento de dois cientistas a trabalhar na Universidade do Utah – Stanley Pons e Martin Fleischmann.

O formulario pedia fundos para financiar a pesquisa deles sobre fusão à temperatura ambiente induzida quimicamente. O processo normal requeria que esse tipo de pedido de apoio passasse por revisão por pares, e o formulário foi enviado para um outro cientista que estava silenciosamente a trabalhar em experiências semelhantes – Steven E. Jones.

Ironicamente, Jones trabalhava numa outra universidade do Utah – Brigham Young, a uns meros quarenta e cinco minutos de automóvel a sul de Pons e Fleischmann. O acaso desta proximidade acabaria por ter consequência imprevistas e ruinosas para todos os três. A seu tempo, estes viriam a ser tanto elogiados como injuriados, aceites e esquecidos, famosos e infames.

Eventualmente os sacrossantos salões da Ciência viriam a excomungar todos os três por terem cometido um pecado imperdoável: a arrogância desmedida. A “invenção” deles viria a ser chamada de “fusão a frio”. Trazia com ela a promessa de energia barata e inexaurível.

O mundo inteiro prestou atenção.

fundo