Art + Science Now – How scientific research and technology innovation are becoming key to 21st-century aesthetics, Stephen Wilson

2021

Título: Art + Science Now – How scientific research and technology innovation are becoming key to 21st-century aesthetics

Autor: Stephen Wilson

Língua: Inglês

Tipologia: Monografia

Ano: 2012 (primeira edição 2010)

Editora: Thames & Hudson

ISBN:978-0-500-28995-2

Sinopse: No século XXI, algumas das obras de arte mais dinâmicas estão a ser produzidas não no estúdio, mas no laboratório, onde os artistas exploram questões culturais, filosóficas e sociais ligadas à investigação científica e tecnológica de ponta. O trabalho deles atravessa várias disciplinas – a microbiologia, as ciências físicas, as tecnologias da informação, a biologia humana, a cinética e a robótica – integrando tudo da eugenia e alterações climáticas à realidade virtual e inteligência artificial.

Art + Science Now oferece uma perspectiva estonteante desta nova variedade de arte contemporânea, exibindo os melhores trabalhos a nível internacional produzidos desde 2000. Integrando cerca de 250 artistas do Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Estados Unidos, Japão, Austrália e outros, apresenta um largo espectro de projectos fascinantes, da “body art” à bioengenharia de plantas e insectos, da música, dança e video-performance controlados por computador a instalações visuais e sonoras de larga escala, todas elas desafiando as suposições sobre a nossa relação com a ciência, a tecnologia e o mundo à nossa volta.

Stephen Wilson, uma das principais autoridades na àrea, resume com clareza a mais recente investigação científica para o leitor leigo, e complementa o texto com uma extensa lista de leitura e de recursos on-line, realçando os museus, festivais, centros de investigação e programas educativos que apoiam estes novos trabalhos. Apresentando um guia compreensivo da arte contemporânea inspirada ou motivada por inovações científicas ou tecnológicas, Art +Science Now aponta novas e intrigantes direcções para as artes visuais e traça o percurso de uma variedade central na estética do século XXI.

fundo