Anna Ziegler

2021

Nascida em Brooklyn, Nova Iorque em 1979, Anna Ziegler é poeta e dramaturga. Licenciada em Inglês pela Universidade de Yale tirou o M.A. em poesia na University of West Anglia e o M.F.A. em escrita dramática na UNiversidade de Nova Iorque.

A sua peça Photograph 51 sobre o papel de Rosalind Franklin na descoberta da estrutura do ADN tem tido inúmeras produções e foi amplamente galardoada nomeadamente com o prémio da WhatsOnStage de Londres para melhor peça, e seleccionada como “Melhor do Ano” pelo The Chicago Tribune, The Washington Post (duas vezes) e pelo The Telegraph.

Em 2017 o Williamstown Theatre Festival, o The Manhattan Theatre Club e o The Geffen Playhouse estrearam a peça Actually, vencedora do Ovation Award de Los Angeles para “Escrita de Peça Original”, e a The Roundabout Theatre Company produziu a peça The Last Match. Também produzida pela The Roundabout Theatre Company, a peça The Wanderers ganhou o Critic’s Circle Award de San Diego para “Nova Peça de Excelência” em 2018, e Boy foi nomeada para o prémio John Gassner pelo Outer Critics Circle.

O seu trabalho tem sido produzido no West End, em grandes teatros nos Estados Unidos e na Austrália, Japão, Itália, Alemanha, Índia e Suécia. Tem sido utilizado no Sundance Theatre Lab, The O’Neill Playwrights Conference, The Ojai Playwrights Conference, NY Stage and Film, Soho Rep e no Cape Cod Theatre Project entre outros.

Tem aceite comissões de The Roundabout, The Geffen Playhouse, Second Stage Theatre e Grove/Whitman Productions. Tem desenvolvido projectos para televisão e cinema com a Apple, HBO Max e Scott Free Productions.

 

Mais Informações: annabziegler.net e en.wikipedia.org

fundo