Alex Mermikides

2021

A Dra. Alex Mermikides é directora dos programas de doutoramento únicos da Guildhall School of Music & Drama, distintivamente focados na pesquisa em, através e para as artes performativas.

A sua pesquisa pessoal faz também uma ponte entre a erudição e a prática, esta última enquanto encenadora e dramaturga. Tem escrito sobre a criação teatral contemporânea (em particular sobre devising e performance interdesciplinar) e sobre a interface entre teatro e a medicina no Reino Unido. Tem publicados os livros Devising in Process (Palgrave 2010), Performance and the Medical Body (Methuen Bloomsbury 2016) e Performance, Medicine and the Human (Methuen Bloomsbury 2020)

É directora da Chimera, uma rede de arte/investigação fundada em 2012 com uma bolsa do Arts and Humanities Research Council. Através desta, cria performances sobre temas médicos, trabalhando geralmente em colaboração com pacientes e médicos especialistas. Alguns projectos recentes incluem Bloodlines sobre a experiência de pacientes de transplantes de células estaminais, produzido no Museu da Ciência em Londres, no Hospital Universitário de Antuérpia e no Festival de Ciência de Manchester, entre outros. O projecto Careful, desenvolvido com o apoio do Arts Council, explora os temas da compaixão, do cuidado e da empatia através da perspectiva de enfermeiras. O seu trabalho esteve presente no The Guardian, no Times Higher Educational Supplement e no This Week (BBC Radio 4).
“I and you” Becomes “I am you”: The Audience’s Gaze in Contemporary Medical Performance

Mais informação: gsmd.ac.uk

fundo