Alan Lightman

2021

Alan Paige Lightman nasceu e foi criado em Memphis no Tennessee. Físico, escritor e empreendedor social, desde cedo demonstrou interesse tanto nas ciências como nas artes, tendo ganho tanto prémios de “feiras de ciência” locais e estatais, como o prémio estatal do “National Council of Teachers of English“. Em 1970 completa o seu A.B. (equivalente à licenciatura) em Física pela Universidade de Princeton e em 1974 recebe o Ph.D. (equivalente ao doutoramento) também em Física pelo California Institute of Technology. Foi bolseiro de pós-doutoramento em astrofísica na Universidade de Cornell, professor assistente na Universidade de Harvard, investigador sénior no Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, e professor no Massachussets Institute of Technology (MIT). Durante os anos 90 esteve à frente do comité do MIT que estabeleceu cadeiras de comunicação como requisito para todos os alunos de licenciatura. Foi co-fundador do “Catalyst Collaborative”, uma parceria entre o MIT e o Central Square Theater, em Cambridge, que promove espetáculos que envolvam ciência e cultura científica. Nesse mesmo ano de 2005 co-fundou o programa de pós-graduação em Escrita Científica do MIT.

Desde os anos 90 que tem vindo a publicar poesia e ensaios, nomeadamente nas revistas “Science 80″, “The Smithsonian” e no “The New Yorker.” É autor do bestseller internacional “Einstein’s Dreams,” traduzido para mais de trinta línguas e adaptado em dezenas de produções teatrais e musicais independentes por todo o mundo. Tem, para além disso, publicados oito obras de ficção, um livro de memórias, sete livros científicos, e inúmeros artigos e ensaios. O seu romance “The Diagnosis” foi finalista do National Book Award.

Depois de uma primeira viagem ao Cambodja, em 2003, co-fundou com Veasna Chea a “Harpswell” uma organização sem fins lucrativos com o objectivo de apoiar jovens mulheres líderes no sudeste asiático.

É neste momento Professor de Prática das Humanidades no MIT. Na sua escrita e pensamento, é conhecido por explorar a intersecção entre as ciências e as humanidades, especialmente o diálogo entre ciência, filosofia, religião e espiritualidade.

Recebeu até à data seis doutoramentos honorários.

 

Mais Informação: cmsw.mit.edu e en.wikipedia.org e www.penguinrandomhouse.com

fundo