Adam Bly

2021

Cientista e empreendedor, nascido em Montreal, no Canadá, em 1981, iniciou a sua carreira aos 16 anos enquanto o mais jovem investigador no National Research Council of Canada. Fundou, ao deixar os laboratórios e sem educação universitária, a revista Seed de que foi Editor-Chefe, e que foi aclamada pelo trabalho de modernização da publicação em ciências e por criar pontes entre ciência e sociedade, da arte e do design à religião e à política. Trabalhou para a Spotify como líder de análise de dados, desde que esta adquiriu a Seed em 2015 até à sua saída em 2017.

Junto com Paola Antonelli, foi co-fundador das reuniões mensais de cientistas, arquitectos e designers que serviram de base a “Design and the Elastic Mind”, uma exposição sobre ciência e design no Museum of Modern Art (MoMA) em Nova Iorque.

Foi editor do volume Science is Culture: Conversations at the New Intersection of Science + Society” editado pela HarperCollins, e foi criador da plataforma de visualização de dados Visualizing.org.

Tem dado palestras sobre o futuro da ciência e o seu papel na sociedade um pouco por todo o mundo, nomeadamente no World Economic Forum, nas National Academies of Science, na Royal Society, nos National Institutes of Health, no Departamento de Estado (do Governo Americano), na NASA, no Ministério Chinês de Ciência e Tecnologia, no MoMA, na Academy of Sciences for the Developing World, perante a National Science Board, na Câmara dos Representantes (do Governo Americano), e em várias universidades incluindo Harvard, MIT e Beijing. Trabalhou nos comités de nomeação e juris do Buckminster Fuller Challenge, do Earth Award e do TED Prize, e tem assento no Science Advisory Commitee do World Economic Forum, no External Advisory Board of the University of Michigan’s Risk Science Center, no American Committee of the Weizmann Institute of Science, no Communications Advisory Board of the National Academy of Sciences, e enquanto assessor do Global Project on Measuring the Progress of Societies da OECD.

Mais Informação: www.adambly.com e en.wikipedia.org

 

fundo