Aaron Sorkin

2021

Nascido a 9 de Junho de 1961, na cidade de Nova Iorque, Aaron Sorkin é dramaturgo, argumentista, actor, produtor e guionista de televisão, e realizador. Tendo crescido no bairro de Scarsdale, desde cedo se interessou pelo teatro, inicialmente enquanto actor. Cursa Teatro Musical na Syracuse University, onde é profundamente inspirado por Arthur Storch, antigo discípulo de Lee Strasberg, e professor naquela universidade. Em 1984 a sua primeira peça “Removing All Doubt” é encenada por alunos na Syracuse University e quatro anos depois, em 1988 vê montado o seu segundo texto “Hidden in This Picture” no  “West Bank Cafe Downstairs Theatre Bar”de Steve Olsen em Nova Iorque. A qualidade destes dois textos granjeia-lhe um agente. A sua terceira peça, “A Few Good Men” depois de passar pela Broadway foi adaptada ao cinema pela Castle Rock Entertainment, estreando em 1992. Com a Castle Rock Entertainment, Sorkin escreve ainda Malice e The American President.

Em 1998 estreia na ABC a produção da Disney de Sports Night, série de comédia para televisão a partir de uma ideia original de Sorkin que escreveu a quase maioria dos guiões das primeiras duas temporadas. A partir de 1999, está ligado à produção de The West Wing, série produzida pela Warner Bros. Television para a NBC, onde escreve os guiões para mais de oitenta episódios ao longo das quatro primeiras temporadas, até abandonar o projecto em 2003.

Entre 2005 e 2006 escreve Studio 60 on the Sunset Strip, também produzida pela Warner Bros. Television para a NBC, que teve apenas uma temporada. The Farnsworth Invention é escrita inicialmente como argumento filme e posteriormente adaptada ao teatro a pedido do The Abbey Theatre em Dublin. Em 2007 o The Abbey Theatre abandona a co-produção com a La Jolla Playhouse de San Diego, e o espetáculo acaba por ser produzido por Steven Spielberg para este espaço, onde está em cena entre Fevereiro e Março desse ano, passando depois para a Broadway, onde está no Music Box Theatre entre Dezembro de 2007 e Março de 2008.

Sorkin volta aos argumentos para cinema em 2008, e escreve Charlie Wilson’s War, The Social Network e Moneyball. A partir de 2011 começa a preparar a série The Newsroom para a HBO que estreou em 2012 e teve três temporadas. Em 2015 é lançado o filme Steve Jobs com argumento de Sorkin, tendo este estreado no ano seguinte a sua adaptação para a Broadway do clássico To Kill a Mockingbird de Harper Lee. Pouco depois estreia-se como realizador com Molly’s Game de que também escreveu o argumento. Em 2020 estreia The Trial of the Chicago 7, também escrito e realizado por Sorkin e posteriormente lançado na Netflix.

Venceu o Óscar para melhor argumento adaptado em 2011 com The Social Network, e foi nomeado no ano seguinte com Moneyball e em 2017 com Molly’s Game. Em 2020 é nomeado para melhor argumento original com The Trial of the Chicago 7.

Conta ainda com nove nomeações para os Globos de Ouro, tendo sido três vezes galardoado com o prémio de Melhor Argumento, com cinco nomeações para os British Academy Film Awards, com catorze nomeações para  o Writers Guild of America Award e cinco para o Critic’s Choice Movie Awards. Foi ainda nomeado, pelo seu trabalho em televisão, para nove Primetime Emmy Awards.

Mais Informação: www.imdb.com e en.wikipedia.org

fundo