Cresce Rio

2019

 

O projecto Cresce Rio é uma iniciativa do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, de transferência de conhecimento entre a ciência e a sociedade e também de sensibilização e educação ambiental, que tem como principais objectivos: dar a conhecer os ecossistemas aquáticos e em particular os dos ribeiros urbanos, desenvolver a responsabilidade social pela preservação e recuperação dos rios urbanos e dos seus ecossistemas através da comunidade escolar (crianças, professores, pais, outros) e contribuir para a preservação dos ribeiros urbanos, dos seus ecossistemas e serviços.

Neste projecto, uma equipa de cientistas do MARE-UC vai acompanhar uma turma de 25 alunos de uma escola pública do 1º ciclo, do Agrupamento Eugénio de Castro, durante os 4 anos lectivos, ensinando-os sobre os habitats e ecossistemas dos rios e como avaliar a saúde dos mesmos. Os alunos irão avaliar o estado de um rio urbano, próximo da sua escola, e propor medidas para melhorar as suas condições, apresentando-as aos órgãos competentes da cidade.

Um dos objectivos deste projecto é que as crianças criem um espectáculo de teatro sobre a sua experiência, de forma a consciencializar os cidadãos para a importância dos ecossistemas urbanos. Será a Marionet  a coordenar o desenvolvimento deste espectáculo, apoiando-se nos temas de ecologia de rios e biodiversidade, no acompanhamento das várias saídas de campo e visitas laboratoriais – no trabalho aí desenvolvido, nos registos efectuados ao longo de todo o processo, e em sessões de discussão e improviso artístico com as crianças.

A Marionet será também responsável pela produção de um documentário sobre o projecto, e pelo registo de todo o processo de formação e participação das crianças.

O projecto iniciou-se no ano lectivo de 2018/19, e continuará até 2021/22. O espectáculo de teatro será produzido e apresentado em 2021 e o documentário em 2022.

fundo