A Máquina dos Sonhos

2019

A Máquina dos Sonhos (© Francisca Moreira)

A Máquina dos Sonhos é uma performance que resulta da actividade do Laboratório do Desconhecimento, em torno do tema da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e que foi apresentada no evento Dormir bem, Envelhecer melhor, no Dia Mundial do Sono.

O Laboratório do Desconhecimento é uma iniciativa de pesquisa e criação com a finalidade de abordar desafios científicos com uma equipa interdisciplinar de cientistas e artistas. A premissa base é enfrentar questões científicas não resolvidas usando ferramentas, técnicas e perspectivas artísticas, tentando alcançar, eventualmente, algum progresso ou iluminação no tocante a essas questões, e avaliar o processo e possíveis vantagens dessa abordagem interdisciplinar.

O primeiro tópico a ser trabalhado neste contexto é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Um grupo de artistas da Marionet e cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC tem reunido regularmente e discutido o tema, e alguns resultados dessas reflexões vão sendo partilhados publicamente.

No Dia Mundial do Sono acontece um desses momentos de partilha. Apresentamos uma performance que resulta da actividade do Laboratório do Desconhecimento em torno do tema da SAOS. Tem por título “A máquina dos sonhos”.

 

Equipa participante nas sessões do Laboratório sobre a SAOS:

Ana Rita Álvaro (investigadora em neurociências)

Francisca Moreira (fotógrafa, produtora)

Laetitia Gaspar (investigadora em neurociências)

Marcelo dos Reis (músico)

Mário Montenegro (actor, dramaturgo)

Pedro Andrade (artista plástico)

Teresa Girão (comunicadora de ciência)

 

O Laboratório do Desconhecimento/Unkownness Lab é uma iniciativa da Marionet em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular na Universidade de Coimbra (CNC), com a colaboração do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA) e do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), e tem o apoio da Direcção-Geral das Artes (DGArtes).

fundo