Mensageiro das Estrelas

2018

Mensageiro das Estrelas

12 de Outubro de 2018

Comemoração dos 246 anos da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Auditório da FCTUC, Coimbra

O Mensageiro das Estrelas, apresentado a 12 de Outubro de 2018 na comemoração do Dia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, é um excerto adaptado da peça Revolução dos Corpos Celestes que a Marionet estreou em 2001 no, entretanto extinto, Museu Nacional da Ciência e da Técnica, em Coimbra.

Revolução dos Corpos Celestes mergulha na evolução do conhecimento sobre a nossa posição no universo. Ancorado nos avanços científicos de três dos homens responsáveis pelo que hoje conhecemos nesse campo – Ptolomeu, Copérnico e Galileu -, aquele trabalho interroga-se sobre as questões pessoais, sociais, políticas, religiosas e científicas que inundaram as suas buscas da verdade. Questões profundamente humanas, logo maravilhosamente teatrais, que não raras vezes tocam a pergunta última e primeira: porquê?

A busca continua hoje e sempre. O que somos nós? Qual o nosso papel? Onde foi o princípio? E como? Será que estamos sozinhos no universo?

Uma resposta temos. Aqui, no espaço-tempo do teatro, não estamos sozinhos. Somos um todo, palco e plateia. Enrolados num ponto de interrogação comum. E esta resposta traz-nos outras perguntas. Será esse o nosso papel? O de questionar e partilhar essas perguntas com os outros? O de propagar o perguntar?

Será que rodamos em torno do Sol?

 

Ficha artística e técnica

Actores Galileu | Pedro Lamas, Espírito Conservador | Filipe Eusébio

Texto e encenação Mário Montenegro

Produção executiva Francisca Moreira

Agradecimentos TEUC

fundo