Evento do Desconhecido 2018

2018

 

O Evento do Desconhecido 2018 teve a sua primeira edição no dia 28 de Setembro, na Noite Europeia dos Investigadores desse ano. O primeiro tópico trabalhado no Evento do Desconhecido de 2018 foi o Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, um distúrbio respiratório caracterizado por paragens respiratórias durante o sono – apneias – que podem ter uma duração e frequência variáveis.

Este evento é um dos resultados visíveis do Laboratório do Desconhecimento / Unknownness Lab, uma iniciativa de pesquisa e criação com a finalidade de abordar desafios científicos com uma equipa multidisciplinar de cientistas e artistas. A premissa base é enfrentar questões científicas não resolvidas usando ferramentas, técnicas e perspectivas artísticas, tentando alcançar, eventualmente, algum progresso ou iluminação no tocante a essas questões, e avaliar o processo e possíveis vantagens dessa abordagem interdisciplinar. É composto por dois tipos de momentos: sessões “internas” de discussão e experimentação/criação por parte das equipas multidisciplinares participantes; e eventos públicos, nos quais as questões abordadas são discutidas e os resultados das pesquisas são apresentados.

O Laboratório do Desconhecimento/Unkownness Lab é uma iniciativa da Marionet em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular na Universidade de Coimbra (CNC), o LIPA – Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas e o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), e tem o apoio da Direção-Geral das Artes.

 

Evento do Desconhecido 2018

Ficha artística e técnica

Discussão e ideias Ana Rita Álvaro, Francisca Moreira, Laetitia Gaspar, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Teresa Girão
Texto e interpretação Mário Montenegro
Música ao vivo e sonoplastia Marcelo dos Reis
Espaço cenográfico, figurino e imagem Pedro Andrade
Produção executiva Francisca Moreira
Registo e edição de vídeo João Cunha
Co-produção Marionet, CNC
Parceria TAGV, LIPA
Financiamento República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de
Coimbra
Apoio MAFIA – Federação Cultural de Coimbra
fundo