A Marionet na Noite Europeia dos Investigadores 2018

2018

 

Evento do Desconhecido 2018

Sexta-feira, 28 de Setembro de 2018 | 21h00 – 00h00

Sala B LIPA / TAGV*

*ao lado do Museu da Ciência | junto ao Centro Cultural D. Dinis

O Laboratório do Desconhecimento é uma iniciativa de pesquisa e criação com a finalidade de abordar desafios científicos com uma equipa interdisciplinar de cientistas e artistas. A premissa base é enfrentar questões científicas não resolvidas usando ferramentas, técnicas e perspectivas artísticas, tentando alcançar, eventualmente, algum progresso ou iluminação no tocante a essas questões, e avaliar o processo e possíveis vantagens dessa abordagem interdisciplinar.

O Laboratório é composto por dois tipos de momentos: sessões “internas” de discussão e experimentação/criação por parte das equipas multidisciplinares participantes; e eventos públicos, nos quais as questões abordadas são discutidas e os resultados das pesquisas são apresentados.

Anualmente, no contexto da Noite Europeia dos Investigadores, organizaremos um Evento do Desconhecido que expressará artística e/ou cientificamente o confronto com os desconhecidos discutidos no Laboratório do Desconhecimento.

O primeiro tópico a ser trabalhado no Laboratório é o Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

O primeiro Evento do Desconhecido, que acontecerá no dia 28 de Setembro de 2018 na Noite Europeia dos Investigadores, será inspirado nesse tema e terá lugar na Sala B do TAGV, nas traseiras da Cafetaria do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

O Laboratório do Desconhecimento/Unkownness Lab é uma iniciativa da Marionet em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular na Universidade de Coimbra (CNC), o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA) e o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), e tem o apoio da Direcção-Geral das Artes (DGArtes).

Equipa participante nas sessões do Laboratório sobre o Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono:

Ana Rita Álvaro (investigadora em neurociências)

Francisca Moreira (fotógrafa, produtora)

Laetitia Gaspar (investigadora em neurociências)

Marcelo dos Reis (músico)

Mário Montenegro (actor, dramaturgo)

Pedro Andrade (artista plástico)

Teresa Girão (comunicadora de ciência)

fundo