Marionet participa no programa cultural do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul

2014

A marionet apresentou no dia 11 de Julho, na baixa de Coimbra, uma performance inserida no programa cultural do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul, no âmbito do projecto Alice do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A apresentação esteve integrada no ‘Périplo pela Cidade’ que aconteceu entre a Rua Visconde da Luz e o Largo da Portagem, em Coimbra, no dia 11 de Julho a partir das 19h.

Considerando os temas do colóquio, a nossa proposta foi oferecer uma representação de um momento de encontro entre duas culturas, através de uma das obras fundamentais da literatura portuguesa.

Fizemos uma breve adaptação de alguns cantos  de “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, onde é contada a chegada da armada de Vasco da Gama a Calecute, e o encontro entre o capitão português e o Samorim, soberano daquela região, com a interferência de Baco que, servindo de tradutor, vai tentando semear a intriga entre os dois.

Já anteriormente havíamos trabalhado “Os Lusíadas” na peça “Os Lusíadas no Zoológico“, onde o público era convidado a uma viagem por esta obra até à Índia através da colecção de espécimes do Museu Zoológico da Universidade de Coimbra.

Poderão ver alguns excertos da performance no video seguinte, da autoria do Projecto Alice, que compila alguns momentos do ‘Périplo pela Cidade’.

 

Para informações adicionais podem ainda consultar o programa cultural do Colóquio, ou a página facebook do projecto Alice.

 

fundo