Carl Djerassi em Portugal

2011

Captura_de_ecra_-_2011-10-28_10

(Capa do P2, 28.10.2011)

O químico e dramaturgo Carl Djerassi recebe hoje doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto. Depois de ter sido será lançada a sua peça “Falácia”, pela editora da U. Porto Editorial. O espectáculo é apresentado pelo grupo Seiva Trupe esta noite, no Teatro do Campo Alegre. 

No próximo mês, em Novembro, Carl Djerassi estará de volta a Portugal para a estreia do espectáculo ‘Cálculo’. Uma peça que escreveu em 2003, que cria um enredo em torno do embate aceso entre Newton e Leibniz a propósito da invenção do cálculo matemático, centrado em particular no comité da Royal Society inglesa criado para avaliar qual dos cientistas teria sido o primeiro. Curiosamente, terá sido Newton, na época presidente da Royal Society, a nomear os membros desse comité e a escrever o relatório final, atribuindo-se a si próprio a prioridade na invenção do cálculo.A peça, explorando estas manobras de bastidores, coloca um foco sobre o comportamento moral de Newton e dos membros do comité, e sublinha a enorme importância que é dada, mesmo hoje em dia, à prioridade nas descobertas ou invenções científicas.

Esta é a mais recente produção da marionet com estreia absoluta no dia 17 de Novembro pelas 21h30, na sala Carlos Ribeiro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. A peça ficará em cena no mesmo local até ao dia 3 de Dezembro, de 4ª a Sábado, às 21h30.

Conversa sobre Arte e Ciência

 15 de Novembro- Carl Djerassi dará uma palestra intitulada “Science in theatre: from the page to the stage” no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, pelas 17h, seguindo-se, no mesmo local, pelas 18h, o lançamento da tradução portuguesa de ‘Cálculo’ editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. 

fundo